Ainda há certo pré-conceito com o cinema nacional, já que muitas pessoas desdenham da Sétima Arte produzida em nosso país, essas aprenderam e se acostumaram a consumir superproduções, mas se esquecendo de que um bom filme não depende apenas de efeitos visuais mirabolantes. Evidentemente, não há uma “Fábrica dos Sonhos” no Brasil assim como nos EUA em Hollywood, mas o circuito nacional de filmes vem se mostrando maduro e ousado no segmento estético e 2 Coelhos vem a ser um “divisor de águas” nessa questão.
BOAS REFERÊNCIAS ESTÉTICAS
Roteirizado por Izaías Almada, o filme de estréia do diretor Afonso Poyart, que deixa claro que suas inspirações para a produção do longa foram os blockbusters estadunidenses e a cultura nerd em geral. Jogos de videogame, espada ninja, protagonista geek e uma trama cheia de reviravoltas contada de forma não linear, no melhor estilo Tarantino, evidencia as referências do jovem diretor.
A direção artística de 2 Coelhos também merece destaque. Efeitos gráficos que lembram os de videoclipes são usados sabiamente para ressaltar a narrativa do filme. Não há como não lembrar de Sucker Punch - Mundo Surreal, de Zack Snyder, num dos devaneios de Julia (Alessandra Negrini), onde a sensual e indefesa garota enfrenta seus monstros internos com uma katana. As homenagens à Snyder também se estendem as cenas de ação em câmera lenta.
Sem medo de usar computação gráfica, Poyart aplica o método de forma competente, sem exageros e nos momentos corretos. Claro que não há como fazer um paralelo com os filmes americanos, mas a iniciativa é bem vinda e bem feita. Visualmente o filme só peca no filtro usado para salientar os focos de luz, este é sobreposto em demasia comprometendo a profundidade de determinadas cenas.
“KINGS AND QUEENS” E UM ELENCO DE PESO
A música "Kings and Queens" da banda 30 Seconds To Mars parece que virou domínio público. Em 2 Coelhos a música toca exaustivamente e mesmo surgindo nos momento mais propícios chega a ser inevitável pensar – ou falar – “De novo essa música?!”. De resto, a trilha sonora do longa é bem composta e a sonoplastia é bem executada, seja nos efeitos de tiro ou explosões.
Além dos tiros, explosões e traições, 2 Coelhos também conta com um elenco muito bem estruturado. Fernando Alves Pinto e Alessandra Negrini, os protagonistas, estão ótimos em todas as situações assim como os demais atores se mostram muito a vontade em seus respectivos papéis.
UM GOLPE DE MESTRE
O filme se passa em São Paulo e avança com reviravoltas inusitadas. Edgar, personagem de Fernando Alves Pinto, é um jovem geek que tem a “brilhante” ideia de roubar dois milhões de dólares de uma transação entre um o gangster Maicom (Marat Descartes) e o deputado corrupto Jader (Roberto Marchese), para isso ele recorre a Velinha (Thaíde), um ladrão que tem os recursos necessários para concretizar o plano.
Julia, que é promotora, ajuda Maicom a se livrar da justiça por intermédio da influencia que Jader possui e é ai que entra o dinheiro. Edgar sustenta um caso com a promotora, que por sua vez mantém uma relação de interesses com Maicom, pois precisa de informações especificas para que o plano seja executado sem falhas.
CONSIDERAÇÕES
Com seu filme de estréia, Poyart rompe paradigmas e se tratando de produção 2 Colelhos eleva o cinema nacional a um novo patamar, pois o conjunto da obra é divertido, intrigante e diferente de tudo o que se viu até agora. Contudo, é importante que haja disposição e mente aberta por parte do espectador brasileiro, já que o fato de 2 Coelhos ser inspirado em blockbusters hollywoodianos não torna os demais filmes nacionais menos interessantes.
AVALIAÇÃO: Bom
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: 2 Coelhos
GÊNERO: Policial, Ação
ORIGEM: Brasil
ANO: 2012
DIREÇÃO: Afonso Poyart
ROTEIRO: Izaías Almada
ELENCO PRINCIPAL: Fernando Alves Pinto, Alessandra Negrini, Thaíde, Marat Descartes, Roberto Marchese e Caco Ciocler
Confira o trailer de 2 Coelhos:
Por Jeferson dos Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.
Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.