Apesar de fazer mais tempo do que eu gostaria, me lembro com se fosse ontem que religiosamente acordava todas as manhã – sem ajuda do despertador – para assistir as séries de desenhos animados na TV aberta. Entre eles estava Duck Tales - Os Caçadores de Aventuras (DuckTales) que era transmitido nas manhãs do SBT e, sem sombra de dúvida, era o desenho mais aguardado por muita gente.
A rotina era muito simples. Acordava, lava o rosto e escovava os dentes, em seguida levava o cobertor para sala, corria para cozinha e preparava o leite com Toddy, pegava um pacote de biscoito recheado e voltava para sala. Isso tudo antes da famigerada música de abertura de Duck Tales começar, pois era como um ritual e eu sentia a necessidade de cantar junto:
Aí vem um furacão, vem emoçãoRelembre da abertura de Duck Tales - Os Caçadores de Aventuras (e fique com a música na cabeça pelo resto da semana... rsrs):
Tem corrida e avião, tem sensação
Velhos castelos, belos duelos
Duck Tales uh-uh
São os caçadores de aventuras uh-uh
Todos eles são grandes figuras uh-uh
Nossos amigos enfrentam
Mas há perigos que afugentam
Tudo isso acontece em Duck Tales uh-uh
São os caçadores de aventuras Uh-uh
Todos eles são grandes figuras uh-uh
Por isso a garotada só quer Duck Tales uh-uh
Provavelmente, assim foi a infância da maioria das pessoas que nasceram em meados dos anos de 1980, cada um com sua respectiva variável, claro.
SOBRE OS CAÇADORES DE AVENTURAS
Com base nas histórias em quadrinhos de mesmo nome, DuckTales é uma série animada que foi produzida entre 1987 e 1990, criada por Carl Barks e teve seu episódio-piloto transmitido nos Estados Unidos em setembro de 1987. O desenho totaliza cem episódios de aproximadamente vinte e dois minutos, é uma das séries mais longa da Walt Disney, e foi dividida em quatro temporadas, além de receber um filme lançado após seu termino em 1990 intitulado Duck Tales e o Tesouro da Lâmpada Perdida.
Luiz Ricardo, apresentador do SBT. |
Duck Tales não tinha uma narrativa linear. Cada episódio apresentava uma aventura diferente e às vezes havia histórias que abrangiam dois capítulos. Em sua maioria, as aventuras tinham com protagonista o pato mais rico do mundo, Tio Patinhas, que por tabela envolvia sua família, seus amigos e inimigos em viagens pelo mundo, conhecendo outras cultura e novas formas de aumentar e conservar sua fortuna.
MUITOS PERSONAGENS
Duck Tales apresentava uma vasta gama de personagens em seus episódios. Além dos bem conhecidos Tio Patinhas, Donald e seus sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luisinho, o desenho acrescentou ao universo Disney outras figuras, como: Leopoldo e Madame Patilda, ambos empregados na mansão de Patinhas. Havia também Patrícia, neta de Patilda. Outro funcionário do pato milionário era Capitão Boeing, seu piloto particular.
Contudo, Tio Patinhas acumulava amigos tanto quanto inimigos: Pão Duro Mac Mônei, o segundo pato mais rico do mundo e rival de Patinhas. Já a Maga Patalógika era uma feiticeira que a todo custo almeja a Moeda Número Um de Tio Patinhas para derretê-la e fazer um amuleto que a faria a pata mais rica do mundo. E por fim, a família Metralha, que sempre tentava roubar a caixa forte do do riquíssimo pato, mas sempre se frustravam.
Esses foram apenas alguns dos personagens mais recorrentes da série que trouxe muitos outros não tão freqüentes, mas que enriqueciam substancialmente as pequenas tramas da série animada.
PADRÃO DISNEY DE QUALIDADE
Um dos pontos altos do desenho era a qualidade da animação, que mesmo sendo de décadas atrás, em relação a era da alta definição, possuía uma estética bem polida, com animação suave, preenchida com muitos quadro por segundo – era perceptível o esmero que a Disney tinha com suas animações para TV, diferente dos muitos “efeitos práticos” usados nos dias de hoje.
DUCK TALES EM OUTRAS MÍDIAS
Além da série animada, do filme e das revistas em quadrinhos, Duck Tales também teve suas aventuras retratadas nos videogames. Em 1989, Duck Tales, foi lançado pela Capcom para NES (Nintendo Entertainment System). O game fez sucesso, muito sucesso e isso deve também a competente equipe desenvolvimento que incluía o designer Keiji Inafune (Mega Man), o produtor Tokuro Fugiwara (Ghost n’ Goblins) e o músico Yoshihiro Sagagushi (Final Fight).
Por Jeferson dos Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.
Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.