SE LIGANDO, | CYBERPUNK



Cyberpunk é um subgênero da ficção cientifica conhecido basicamente por seu enfoque em “alta tecnologia e baixo nível de vida”. O estilo mescla ciência avançada, como tecnologia cibernética e da informação, com certo grau na desintegração na ordem social.

O termo também significa uma subcultura, que é focada na cultura cibernética, onde essa por sua vez, se destaca em função da moda futurista, pela musica psicodélica e da fusão gêneros, tais como a musica eletrônica e o punk rock.

Um personagem Cyberpunk, normalmente, é caracterizado como um ser marginalizado e solitário em um futuro arbitrário onde a vida é impactada pela voraz mudança tecnológica que se torna invasiva até mesmo ao corpo humano. O sujeito se utiliza de seu conhecimento acima da média para realizar protestos em forma de vandalismo contra o sistema a qual está inserido, mas sem visar nenhum ganho substancial por tais atos.

O gênero também descreve o lado underground de uma sociedade digital que começou a se desenvolver nas ultimas décadas do século XX e faz oposição as visões utópicas de obras de ficção cientifica consagradas, assim como “Star Trek - Jornada nas Estrelas”, mas mantendo elementos já visto na ficção cientifica tradicional, como a separação do corpo e da mente.


Normalmente, a ação que ocorre num mundo cyber é retratada virtualmente, no ciberespaço, na fronteira entre o real e o virtual. Apesar de não ser um fator categórico desse gênero, sempre há a ligação direta entre o cérebro humano e os sistemas de computadores. Tais características são perceptíveis sem obras como Matrix e Tron.

O universo Cyberpunk é sinistro, com computadores ligados a rede e que dominam todos os aspectos da vida cotidiana. Há corporações multinacionais que substituem o Governo como forma de poder centralizado. Também há conflitos entre hackers, inteligência artificial e as mega-corporações capitalistas.

Muitos dos elementos do gênero Cyberpunk são comuns em obras da cultura pop, sejam em jogos eletrônicos, animes, livros, cinema, séries e HQs (historia em quadrinhos).

Segue alguns exemplos de obras que carregam o estilo:

Blade Runner – O Caçador de Andróides, Eu, Robô, Minority Report – A Nova Lei, Cowboy Bebop, Ghost in the Shell, Deus EX, A.I. – Inteligência Artificial, Trilogia Matrix, Aeon Flux, Batman Beyond, Akira e entre outros.

Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...