“Film noir” é um
termo que se dá a filmes policiais que retratam seus personagens num mundo
indiferente e petulante, visualmente o estilo carrega uma herança dos
longa-metrgens de terror da década de 1930. Esses filmes são derivados de
romances policiais e de suspense da época da “Grande Depressão” e do realismo
poético francês, com seu fatalismo, injustiça e heróis arruinados.
Entretanto, o
termo “film noir” (do francês “filme preto”) só foi atribuído a um filme em
1946 pelo crítico italiano Nino Frank (1904-1988), ou seja, só muito tempo
depois os atores e diretores passaram a saber que criaram um estilo específico
de filme. Contudo, a expressão se consolidou posteriormente graças a
historiadores e críticos da sétima arte.
Especialistas se
divergem em relação à aplicação do termo, pois alguns não o caracterizam como
um gênero de filme, outros o defendem apenas como uma estética visual que pode
ser aplicada em filmes com outras temáticas, por sua vez, outros “entendidos do
assunto” o vêm como um ciclo, um movimento (mesmo que inconsciente) dentro da
história do cinema. De qualquer forma, é evidente o quão a estética noir é
reflexo do Expressionismo Alemão, tendo como maiores representantes
Nosferatu de 1922 do diretor F.W. Murnau e
Metropolis de 1927 do cineasta Fritz Lang.
>Já nos EUA, a
maior influência aos filmes que carregam o noir veio de obras literárias de
ficção policial e de detetives. Apesar de não ser considerado um film noir,
Cidadão Kane de 1941, dirigido por Orson Welles teve forte influência no
desenvolvimento do estilo, em especial por conta de seu visual barroco.
Na década de
1960, os diretores de cinema passaram a criar, deliberadamente, filmes
inspirados nos “films noir” originais e na década seguinte, precisamente em
1974, o diretor Roman Polanki lança o bem sucedido
Chinatown estralado por
Jack Nicholson e Faye Dunaway, onde um detetive se envolve com gangsters ao
investigar um homem a pedido da própria esposa, uma mulher misteriosa da alta
sociedade.
O cinismo e o
pessimismo dos “films noir” também influenciaram substancialmente a criação de
outro gênero, o "
Cyberpunk",
que por sua vez é uma vertente da ficção científica, sendo “Blade Runner – O
Caçador de Andróides” de 1982 do diretor Ridlye Scott e “Akira” de 1988 do
diretor Katsuhiro Otomo seus maiores representantes nas telonas.
>Segue algumas
obras que carregam o estilo "Noir":
“Cães de
Aluguel”, “Chicago”, “Max Payne”, “Dália Negra”, “Batman – A Série Animada”,
“Oldboy”, “L.A. Noir”, “Sin City”, “Amnésia”, “Noir”, “Batman - Begins”,
“Inimigo Público”, “Scarface (1932)” e entre outros.
Por
Jeferson dos Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.
Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.