REVIEWS | OS ANIMAIS DO BOSQUE DOS VINTÉNS

Os Animais do Bosque dos Vinténs,animação clássica que foi exibida pela TV Cultura.

Os Animais do Bosque dos Vinténs é uma bela animação que no Brasil foi exibida na década de 1990. O desenho foi baseado nos livros infantis do escritor inglês Colin Dann. Aqui a série fez um enorme sucesso, sendo transmitida por seis anos seguidos pela TV Cultura. Seus personagens bem desenvolvidos e cheios de carisma – cada um a sua forma – conquistaram toda uma geração de fãs e é lembra com muito carinho até os dias de hoje devido a sua forte carga emocional.

O AUTOR

Colin Dann nasceu no dia 30 de agosto de 1943 em Richmond, Surrey, um condado ao sul da Inglaterra. Dann trabalhou numa empresa de publicações chamada William Collins, Sons por treze anos, mas é mais conhecido por ser autor da famosa série de livros infantis Os Animais do Bosque dos Vinténs, que foi escrita durante o período em que prestou serviços a editora e teve como capista o artista Frances Broomfield.

DAS PÁGINAS ÀS TELAS

Em 1993, Os Animais do Bosque dos Vinténs virou uma série animada em três temporadas criada pela European Broadcasting Union - União Europeia de Radiodifusão (EBU-UER) entre 1992 e 1995 e produzida pela Telemagination, sediada em Londres e pela La Fabrique, com sede em Montpellier, na França. A Telemagination também é conhecida por animações como The Telebugs (1986), Noah's Island (1997) e Rudi & Trudi (2006). A animação baseada na obra de Colin Dann foi transmitida primeiramente na Alemanha e no Reino Unido e não muito tempo depois foi exibida em outros países, inclusive no Brasil.


De 1993 a 1999 o desenho Os Animais do Bosque dos Vinténs fez sucesso na TV Cultura que exibiu sucessivamente as duas primeiras temporadas. Entretanto, a série teve sua transmissão encerrada sem o publico infanto-juvenil ter conhecido a terceira e ultima temporada do desenho – há quem diga que o corte ocorreu por conta do teor depressivo, que abordava sobrevivência e morte, mesmo com um moral de amizade, união, superação e igualdade entre seres tão diferentes.

BASICAMENTE..

Seguindo a estrutura dos livros, a animação de Os Animais do Bosque dos Vinténs conta a história de um grupo de animais que são forçados a deixarem seu habitat, o Bosque dos Vinténs. A evasão do grupo se deve à modernidade e a expansão desenfreada das cidades que pouco a pouco sobrepõem às florestas. Assim, os animais convenientemente se unem e juntos somam forças para enfrentar diversos desafios que se apresentam ao longo da fuga liderada pela astuta Raposa.



APELO EMOCIONAL É A RECEITA DO SUCESSO

O desenho traz boas lições às crianças sobre como enfrentar os obstáculos que surgem na vida, a socialização entre pessoas de raças e crenças distintas, o respeito que se deve ter aos animais e ao meio ambiente como um todo. Para ser efetiva em sua abordagem, a animação apelava as emoções do público, com personagens profundos tanto psicologicamente quando emocionalmente, distintos, cheios de carisma.

A primeira temporada da série foi baseada no livro Animals of Farthing Wood. Para a segunda temporada os livros In the Grip of Winter, Fox's Feud e The Fox Cub Bold serviram como base. Já a terceira e última foi inspirada nos livros In the Path of the Storm e Battle for the Park.

Recordar é viver. Confira o vídeo de abertura de Os Animais do Bosque dos Vinténs:



Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...