OPINIÃO | UMA CHANCE À BEN AFFLECK, O NOVO BATMAN

A notícia da semana que explodiu muitas cabeças no universo nerd foi de que Ben Affleck assumirá a capa do homem-morcego no filme sequencia de Homem de Aço (Man of Steel, 2013), em Batman VS Superman (2015). Isso se deve ao fato das pessoas voltarem seus olhos apenas para os filmes medianos do ator e, por consequência, ignorar o quanto ele já contribuiu para a indústria do cinema.


Desde que a Warner Bros. confirmou o encontro dos dois personagens nas telonas muito debate foi gerado, a expectativa de quem contracenaria com Superman era grande. Nomes de muitos atores foram cogitados, como Josh Brolin, Ryan Gosling e Jon Hamm, para viver um Batman mais velho em contraste ao ainda inexperiente Superman de Henry Cavill. Mas, não deu outra, Ben Affleck que estava entre os possíveis candidatos a Bruce Wayne foi escalado para o papel e a reação da comunidade nerd não foi das melhores, bastando dar uma ligeira olhada nas redes sociais e sites especializados para conferir o negativismo e a má recepção sobre a nota divulgada pelo estúdio.

OK. Se tratando de um personagem tão popular como Batman, fica claro que todos têm uma opinião, isso é natural, contudo, essa naturalidade é acompanhada de julgamentos precipitados. Quando Heath Ledger foi anunciado como Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas esse mesmo povo cheio de “mimimis” também se manifestou, pois Ledger até então era visto com “o carinha que faz filme de comédia romântica” e nada tinha a ver com o principal inimigo do cavaleiro de Gotham, mas bastou o filme estrear para essa mesma galera mudar de opinião e bem referenciar tanto o personagem quanto o ator. E, lembrando que isso também não foi diferente quando Anne Hathaway foi anunciada como Mulher-Gato em O Cavaleiro das Trevas Ressurge e quando Jon Favreau disse que Robert Downey Jr seria o Homem de Ferro.

É até compreensível que a trilogia Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan ainda esteja fresca na mente das pessoas estimulando reações negativas associadas ao fato de que Ben Affleck foi Demolidor – O Homem Sem Medo (Dare Devil, 2003), mas é importante ter consciência de que a continuação de Homem de Aço é um novo projeto, com um novo cineasta no comando e com outros atores que trarão uma nova interpretação de Batman nas telonas e sem relação alguma com o universo criado por Nolan. Batman VS Superman é algo totalmente diferente e isso é um fato.


Ben Affleck pode, de fato, conceber um Batman medíocre, entretanto ele também pode fazer algo verdadeiramente bom e que se enquadre perfeitamente no universo que a Warner Bros. está criando para o futuro filme da Liga da Justiça. Por isso qualquer julgamento agora é preconceituoso, pois o ator deu um salto substancial em sua carreira, se revelando não apenas um ótimo diretor e roteirista, mas, também um intérprete que está se desenvolvendo na direção certa e isso pode ser conferido em Atração Perigosa (The Town, 2010) e Argo (2012).

Na real, só teremos certeza de como será esse novo Batman no dia 17 Julho de 2015, quando filme que junta Batman e Superman estrear no EUA, e até lá não há como dizer com propriedade que Affleck foi uma escolha errada. Entretanto, é certo de que a escolha da Warner foi fundamentada no fato de que o ator vem gerando bons resultados ao estúdio, lhe conferindo inclusive um contrato para vários filmes como Bruce Wayne.

Para ter-se uma ideia, o ator/diretor é tão bem visto pelo estúdio que o filme Homem de Aço foi ofertado à ele pelo próprio Christopher Nolan antes mesmo de chegar as mão de Zack Snyder. E agora, como Batman e mais bem envolvido ao Universo DC nos cinemas, Affleck pode voltar a ser o favorito a dirigir o futuro longa-metragem da Liga da Justiça, mas também isso se confirmará com o tempo. Aguardemos.

Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...