REVIEW | BRANCA DE NEVE E O CAÇADOR


Originário da cultura européia, Branca de Neve foi popularizado pelos Irmãos Grimm. O clássico conto foi compilado entre os anos de 1812 e1822 num livro que reuniu diversas fábulas que até então eram contadas livremente no boca a boca gerando várias versões para a mesma história. É como dizem “quem conta o conto aumenta um ponto” e recentemente mais pontos foram acrescidos ao conto da princesa e seus anões, um deles é Branca de Neve e o Caçador.

BRANCA DE NEVE, MAGIA E A VIOLÊNCIA

A versão mais popular deste conto em tempos modernos é o disseminado pela Walt Disney no primeiro longa-metragem animado da história, que vai sentido contrário a narrativa registrada pelos Irmãos Grimm a partir da tradição oral que não tem nada de bonitinho ou inspirador, muito pelo contrário, o conto é visceral e tem forte teor de violência psicológica.

A Branda de Neve fala com os animais e seres mágicos.

Branca de Neve e o Caçador é o primeiro filme de Rupert Sanders que traz uma trama beirando a história original, tendo tons épicos e sendo o mais tangível possível. O conjunto da obra impressiona e se distancia substancialmente em diversos âmbitos do que já está estabelecido. Aqui a magia e a violência se misturam em meio a um épico que esteticamente lembra O Senhor dos Anéis. Tudo é bem feito e os efeitos visuais dão forma a seres místicos e otimizam as cenas de ação.

AS MAIS BELAS DE TODO O REINO

O longa-metragem de estréia do cineasta não dá muito espaço ao romance – uma das características do conto de fadas –, mas deixa evidente a motivação original de cada uma das protagonistas. A Rainha Ravenna, interpretada por Charlize Theron, tem sua história brevemente revelada possibilitando compreender suas razões em se manter como a “mais bela do reino”. Theron se mostra a vontade em sua personagem e dá ao filme os melhores momentos dentro de seus 127min. inspirando maldade e vingança em seus surtos de histeria.

Charlize Theron como Rainha Ravenna é o ponto forte do filme.

Kristen Stewart vive o papel principal sem o mesmo brilhantismo de sua antagonista, por outro lado ela corre, grita, pula e luta muito bem. Branca de Neve carrega a bandeira da liberdade para si e seu reino com força e senso de liderança sem deixar de ser o que é – uma princesa –, com dois interesses românicos que passam batidos ao longo do filme, o caçador (Chris Hemsworth) e o príncipe (Sam Claflin).

AS MULHERES DOMINAM

O fato é que o elenco masculino pouco agrega a trama, nem mesmo os anões são de grande relevância, deixando claro que o filme que exalta a força feminina. A exemplo, há uma cena em que o caçador (Chris Hemsworth) tenta salvar Branca de Neve de um troll e falha vergonhosamente, contudo isso é tão mal contextualizado e sem propósito dentro da trama que fica a impressão de que aconteceu apenas para que ele fizesse algo de importante, pois se não fosse isso o caçador não estaria nem no titulo do filme.

Chris Hemsworth segue atuando tão bem quanto em Thor.

Sanders conseguiu usar elementos antigos para novos propósitos em seu longa dando ao conto uma nova versão. Branca de Neve e o Caçador corteja a força da mulher, seja na rainha em busca de poder em função da vaidade, na princesa que almeja liberdade ou em mulheres que marcam o próprio rosto para evitarem qualquer perseguição por conta de sua beleza.

CONSIDERAÇÕES 

Épico e violento, Branca de Neve e o Caçador é bom por maioria de votos, pois peca em gratuidade nas cenas de ação e em personagens sem profundidade ou relevância. O que dá contrapeso ao filme são seus efeitos especiais que criam um universo interessante – se tirarmos o bosque mágico – e se engrandece com a magnífica atuação de Charlize Theron.

AVALIAÇÃO: Bom

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Snow White and the Huntsman
GÊNERO: Fantasia, Aventura
ORIGEM: EUA
ANO: 2012
DIREÇÃO:  Rupert Sanders
ROTEIRO: Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini
ELENCO PRINCIPAL: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Sam Claflin e Sam Spruell

Confira o trailer de Branca de Neve e o Caçador:



Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...