OPINIÃO | BATMAN, ASA NOTURNA OU ROBIN?


Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge encerrou a magnífica trilogia do homem-morcego nos cinemas sob a direção de Chistropher Nolan. O desfecho dessa terceira parte deixou possibilidades para continuações, mesmo sem Bruce Wayne (Christian Balepara vestir seu capuz a guardar Gotham City.

Há quem acredite que Wayne, de fato, morreu para salvar sua cidade e o que Alfred vê no final do filme nada mais é que a projeção de sua vontade somada a sua recente perda. Em seu devaneio, Alfred (Michael Caine) vê Selina Kyle (Anne Hathaway) e Bruce Wayne como pessoas comuns a prestigiarem um café. Entretanto, no meio do filme o próprio mordomo deixou claro que essa era sua maior vontade, ver seu patrão levando a vida como um homem normal.

Seguindo essa linha de raciocínio e o fato do policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) ao final da trama descobrir a batcaverna sustenta a idéia de que ele será o novo guardião de Gotham, mas fica a questão: como um novo Batman para preservar a imagem do vigilante original, como Robin por ele mesmo ter revelado seu verdadeiro nome ou como Asa Noturna por ser velho demais para ser o “menino prodígio”?

Talvez não seja do conhecimento de todos, mas Robin é um personagem que foi introduzido na mitologia de Batman em 1940 na edição 38 da revista Detective Comics e ao longo da história o cavaleiro das trevas teve cinco personagens que usaram a identidade de seu principal ajudante.

No filme, Robin John Blake conhece a verdadeira identidade do Batman, como Tim Drake o terceiro Robin. Também se revela órfão, assim como Dick Grayson, o primeiro Robin, que posteriormente torna-se o Asa Noturna e é tão impetuoso quanto Jason Todd, o segundo Robin.

Em outras parlavras, Blake é conceitualmente a soma dos três primeiros “Robins” dos quadrinhos, deixando de lado Stephanie Brown que foi namorada de Tim Drake e Damain Wayne que é filho de Bruce com Talia Al Ghul e que combate o crime lado do novo Batman, Dick Grayson – em Batman R.I.P..

A Warner Bros. já idealiza um novo filme do Batman, mas sem afirmar que será uma continuação da trilogia de Christopher Nolan ou se será um reboot – começar tudo do zero. De qualquer forma, Nolan não assumirá esse novo projeto, mas ele deixou um legado que dá asas a imaginação.

Caso a WB siga por uma continuação onde Bruce Wayne não é mais o Batman, John Blake está mais perto de ser Dick Grayson como Asa Noturna ou até mesmo como o homem morcego, do que ser apenas um dos Robins, isso por conta de sua idade, dos eventos vistos nos quadrinho e pela ideia de continuidade deixada em O Cavaleiro das Trevas Ressurge.


Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...