REVIEW | OLDBOY

Mesmo sendo um assunto recorrente nos cinemas, na TV, nos videogames e nas histórias em quadrinho, a vingança sempre rende histórias para contar, isso é um fato. Em Oldboy, essa força “motivacional” dá um passo à frente e vai além do previsível, trazendo o extraordinário e o imoral às telas causando aversão, repulsa e inconformidade sendo tão brilhante quando visceral e isso é raro no cinema moderno.

ANTES DE GANHAR ÀS TELAS

Escrito por Garon Tsushiya e ilustrado por Nobuaki Minegishi, Oldboy é um mangá lançado no Japão em 1997 pela revista Weekly Manga Action e publicado pela editora Futabasha. Em 2005 a editora Dark Horse adquiriu os direitos para lançar a obra nos EUA.

Em 2003, o cineasta coreano Chan-wook Park adequou a HQ japonesa de Tsushiya para as telas, condensando diversas questões como solidão, violência, amor, vingança, problemas da vida moderna, conspiração e tabu em 1h20min de filme. Falando assim parece estranho e soa superficial, mas tudo funciona em perfeita harmonia tendo seu devido propósito dentro da trama.

LUZ, CÂMERA E VIOLÊNCIA

O longa-metragem carrega consigo o estilo noir em suas dimensões tanto na estética que é visualmente escura quanto no segmento dramático, onde o herói arruinado busca por vingança em cenas bem editadas, naturalmente coreografadas e cheias de importância mesmo nos menores detalhes.

Chan-wook leva o filme sem pressa e sem reviravoltas instantâneas a fim de surpreender o espectador. Seu “ás na manga” não são as cenas de luta e nem a trama bem trabalhada, seu real trunfo é o sadismo ao nos apresentar os eventos do filme e a atuação de Choi Min-Sik, que protagoniza o filme vivendo o papel do beberrão Oh-Dae Su.

Oldboy tem forte teor de violência física, mas isso passa a ser secundário quando se percebe que a agressão psicológica é consideravelmente maior e que a cada cena torna-se mais incisiva. Entretanto, aqui a brutalidade não é gratuita, ela é deliberada, justificável e necessária para o funcionamento da obra como um todo, tendo a vingança e o amor como seus maiores motivadores.

EM BUSCA DE VINGANÇA

A proposta do filme é simples, mas cresce de tal forma que o inusitado vem a provocar um sorriso no canto dos lábios ou faz a revolta e a aflição aflorarem. No enredo, Oh-Dae Su é sequestrado aos 25 anos de idade sem nenhum motivo aparente. Em seu cativeiro não há nada além de uma TV para que ele acompanhe as mudanças do mundo lá fora.

15 anos depois Dae Su é libertado, sem nenhuma justificativa novamente e tendo não mais que cinco dias para se vingar de alguém que ele nem sabe quem é. No decorrer da trama, o protagonista conhece Mi-Do (Hye-jeong Kang), com quem passa a ter um romance e assim ambos seguem para a resolução das questões apresentadas.

CONSIDERAÇÕES

Oldboy é inteligente, visceral e violento, sendo perturbador em sua moralidade subversiva. O sadismo e a paciência caminham lado a lado com a vingança e o amor, mas deixando claro que não há acaso quando se está dentro de uma conspiração. O filme de Chan-wook conquistou o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes e hoje possui o merecido status de cult.

AVALIAÇÃO: Ótimo

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: OldBoy
GÊNERO: Drama, Thriller
ORIGEM: Coréia do Sul
ANO: 2003
DIREÇÃO: Chan-wook Park
ROTEIRO: Garon Tsushiya
ELENCO PRINCIPAL: Choi Min-Sik, Hye-jeong Kang e Ji-tae Yu

Trailer de OldBoy:



Por Jeferson dos Santos

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