REVIEW | O SENHOR DOS ANÉIS (ANIMAÇÕES)



Em dezembro de 2001, Peter Jackson contemplou o mundo com o filme O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel e nos dois anos seguintes o cineasta levou às telonas As Duas Torres e O retorno do Rei, concluindo assim sua obra baseada no romance épico do cultuado escritor J.R.R. Tolkien (1892-1973). Dez anos depois da estréia do ultimo filme da saga do anel o visionário diretor neozelandês nos felicita uma vez mais dando vida a outro clássico de Tolkien: O Hobbit. Este com o subtítulo de Uma Jornada Inesperada sendo a primeira parte de três.

A TERRA MÉDIA ALÉM DOS LIVROS

Olhando para o passado com um pouco mais de atenção, é perceptível que não é a primeira vez que as obras de Tolkien ganham outras mídias. O Hobbit e a trilogia de O Senhor dos Anéis já haviam sido adequados as telas nas décadas de 1970 e1980, mas em forma de animações em 2D.

Em 1977, Arthur Rankin Jr e Jules Bass adaptaram o livro O Hobbit para a TV americana usando o mesmo método de animação que a Disney, a rotoscopia. Em 1978, o design de animação, Ralph Bakshi, produziu o longa-metragem de A Sociedade do Anel que abrangia também a primeira metade de As Duas Torres, a outra metade ganhou vida com O Retorno do Rei em 1980 sob o comando de Rankin Jr e Bass novamente.

UM DESENHO NÃO TÃO ANIMADO

Das três animações, O Hobbit é a que se sai melhor, pois mantém o clima do livro, com canções e a proposta de jornada. Já as demais até seguem pelo mesmo caminho, conceitualmente falando, mas falham... falham mesmo. Visualmente, A Sociedade do Anel e O Retorno do Rei são pobres, pois é evidente e contrastante as gafes técnicas da produção. Há momentos em que a animação é mal desenhada mesmo, chegando a incomodar.


Talvez esses problemas estéticos tenham sido por conta do baixo orçamento, uma vez que Rankin Jr e Bass não contavam com 300 milhões de dólares para produzir suas animações, assim como Peter Jackson teve desenvolver sua épica trilogia. De qualquer forma, os desenhos animados - ou mal animados - ajudaram a propagar a fama dos livros nos anos seguintes.

FICA A DICA

O Senhor dos Anéis e O Hobbit são dois dos maiores marco da cultura nerd/pop de todos os tempos, por isso fica aqui a recomendação dessas raridades, já que vale à pena conferir e prestigiar essas obras animadas que têm outros ponto de vista e outro método para nos apresentar algo que já está fortemente estabelecido em nosso consciente.

Confira O Hobbit completo (em inglês):



Confiram um trecho de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (dublado em português):



Confiram um trecho de O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (legendado em português):



Confiram um clipe de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (legendado em português):



Por Jeferson dos Santos

0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...