REVIEW | RESIDENT EVIL: CONDENAÇÃO


Lançado em 2009, Resident Evil – Degeração foi bem aceito pelos fãs da série de videogame, pois a animação de Makoto Kamiya era fiel aos princípios dos jogos e sendo mais bem vista até mesmo que os filmes hollywoodianos baseados na franquia e dirigidos por Paul W.S. Anderson (DOA – Vivo ou Morto e Os Três Mosqueteiros). Felizmente, a Capcom e a Sony Picture Entertainment se juntaram uma vezes mais e trouxeram a seqüência de Degeração novamente pelas mãos de Makoto Kamiya.

CHEGOU SEM AVISAR, MAS FEZ A DIFERENÇA


Resident Evil – Condenação foi lançado sem divulgação expressiva pelas mídias, talvez por conta disso gerou ainda mais duvidas em relação a trama nos poucos vídeos promocionais disseminados antes de seu lançamento. Entretanto, mesmo com pouca informação sobre o enredo, tudo parecia bonito e grandioso - e assim é.


Em Condenação, Kamiya e sua equipe de produção otimizaram tecnicamente tudo o que deu certo e o que não deu na animação lançada em 2009. Aqui já não há mais personagens com expressões faciais imperceptíveis, muito pelo contrário, a naturalidade e a expressividade dos personagens ficaram ótimas, fazendo com que o espectador crie vínculos com alguns deles, e diferente de seu antecessor este trás cenários diversificados com naturalidade e riqueza de detalhes não sendo mais só um plano de fundo para a ação que se segue.

ENREDO SÉRIO E BEM DESENVOLVIDO


Outro aspecto a ser exaltado é a trama do filme que está mais complexa e madura, lembrando até mesmo alguns jogos da franquia mais rentável da Capcom. O enredo segue de forma independente em relação os games e carrega consigo intrigas políticas entre nações e bioterrorismo. Mas, o que auxilia a seriedade da trama é que o longa-metragem de inicio margeia eventos históricos para integrar o espectador.


O filme se passa na República Eslava do Leste que é assolada pela guerra civil. E não de passagem, Leon S. Kennedy está lá para investigar compras e vendas de armas biológicas, o que o leva a conhecer Buddy, personagem com quem o protagonista divide a tela na maior parte do tempo, assim ambos têm suas experiências e motivações exploradas em meio ao conflito. Ada Wong é outro rosto conhecido da série que é acrescida ao filme para fazer o que faz de melhor: não ficar de nenhum dos lados. Falando assim soa superficial, mas não é. Ela é responsável por tencionar a trama desequilibrando variavelmente os dois lados.

LEON DE NOVO...

Não diferente de qualquer Resident, Condenação trata de complexas alianças, interesses obscuros e a busca pela verdade. No entanto, fica uma questão em aberto: a escolha do protagonista. Leon se firmou ao longo da série de videogames como um personagem de investigação e que trata de situações onde a discrição é necessária, ou seja, Leon é um agente especialista em missões de contenção. Já Chris Redfield ficou incumbido de assunto militares e de segurança, pois é um dos membros mais importantes da BSAA, responsável por combater a proliferação e a venda ilegal de armas biológicas.


Sim, seria adequado ver Chris como personagem principal do filme, mas isso diminuiria conceitualmente a problemática tratada na trama, já que o protagonista de RE5 conta com o apoio massivo da BSAA, o que facilitaria a resolução do conflito. Por sua vez, Leon costuma agir sozinho e isso torna tudo mais difícil, que por consequência justifica a produção do filme.

CONSIDERAÇÕES

Resident Evil – Condenação é uma bela animação, com ótimas cenas de ação e enredo competente. Quem gostou de Degeneração tem todos os motivos para se deleitar com esse titulo, que aparentemente tem ligação com o ultimo jogo da franquia, Resident Evil 6, pois a animação se passa na República Eslava - no leste europeu - assim como o game tem eventos na Edonia – também no leste da Europa - onde Chris e um esquadrão da BSAA são enviados, pois lá também há conflitos, ou seja, a guerra civil de uma nação pode ter reflexos em outra.

AVALIAÇÃO: Bom

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: Resident Evil – Damnation
GÊNERO: Animação, Ação, Terror
ORIGEM: Japão
ANO: 2012
DIREÇÃO: Makoto Kamiya
ROTEIRO: Shotaro Suga
VOZES DO ELENCO PRINCIPAL: Paul Mercier (Leon S. Kennedy), Dave Wittenberg (Buddy), Wendee Lee (Svetlana Belikova), Val Tasso (JD) e Courtenay Taylor (Ada Wong )

Confira o trailer de Resident Evil – Condenação:


0 comentários:

Postar um comentário


Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...