Originário da cultura européia, Branca de Neve foi popularizado pelos Irmãos Grimm. O clássico conto foi compilado entre os anos de 1812 e1822 num livro que reuniu diversas fábulas que até então eram contadas livremente no boca a boca gerando várias versões para a mesma história. É como dizem “quem conta o conto aumenta um ponto” e recentemente mais pontos foram acrescidos ao conto da princesa e seus anões, um deles é Branca de Neve e o Caçador.
BRANCA DE NEVE, MAGIA E A VIOLÊNCIA
A versão mais popular deste conto em tempos modernos é o disseminado pela Walt Disney no primeiro longa-metragem animado da história, que vai sentido contrário a narrativa registrada pelos Irmãos Grimm a partir da tradição oral que não tem nada de bonitinho ou inspirador, muito pelo contrário, o conto é visceral e tem forte teor de violência psicológica.
![]() |
A Branda de Neve fala com os animais e seres mágicos. |
Branca de Neve e o Caçador é o primeiro filme de Rupert Sanders que traz uma trama beirando a história original, tendo tons épicos e sendo o mais tangível possível. O conjunto da obra impressiona e se distancia substancialmente em diversos âmbitos do que já está estabelecido. Aqui a magia e a violência se misturam em meio a um épico que esteticamente lembra O Senhor dos Anéis. Tudo é bem feito e os efeitos visuais dão forma a seres místicos e otimizam as cenas de ação.
![]() |
Charlize Theron como Rainha Ravenna é o ponto forte do filme. |
Kristen Stewart vive o papel principal sem o mesmo brilhantismo de sua antagonista, por outro lado ela corre, grita, pula e luta muito bem. Branca de Neve carrega a bandeira da liberdade para si e seu reino com força e senso de liderança sem deixar de ser o que é – uma princesa –, com dois interesses românicos que passam batidos ao longo do filme, o caçador (Chris Hemsworth) e o príncipe (Sam Claflin).
AS MULHERES DOMINAM
O fato é que o elenco masculino pouco agrega a trama, nem mesmo os anões são de grande relevância, deixando claro que o filme que exalta a força feminina. A exemplo, há uma cena em que o caçador (Chris Hemsworth) tenta salvar Branca de Neve de um troll e falha vergonhosamente, contudo isso é tão mal contextualizado e sem propósito dentro da trama que fica a impressão de que aconteceu apenas para que ele fizesse algo de importante, pois se não fosse isso o caçador não estaria nem no titulo do filme.
![]() |
Chris Hemsworth segue atuando tão bem quanto em Thor. |
Sanders conseguiu usar elementos antigos para novos propósitos em seu longa dando ao conto uma nova versão. Branca de Neve e o Caçador corteja a força da mulher, seja na rainha em busca de poder em função da vaidade, na princesa que almeja liberdade ou em mulheres que marcam o próprio rosto para evitarem qualquer perseguição por conta de sua beleza.
CONSIDERAÇÕES
Épico e violento, Branca de Neve e o Caçador é bom por maioria de votos, pois peca em gratuidade nas cenas de ação e em personagens sem profundidade ou relevância. O que dá contrapeso ao filme são seus efeitos especiais que criam um universo interessante – se tirarmos o bosque mágico – e se engrandece com a magnífica atuação de Charlize Theron.
AVALIAÇÃO: Bom
FICHA TÉCNICA
TÍTULO ORIGINAL: Snow White and the Huntsman
GÊNERO: Fantasia, Aventura
ORIGEM: EUA
ANO: 2012
DIREÇÃO: Rupert Sanders
ROTEIRO: Evan Daugherty, John Lee Hancock e Hossein Amini
ELENCO PRINCIPAL: Kristen Stewart, Chris Hemsworth, Charlize Theron, Sam Claflin e Sam Spruell
Confira o trailer de Branca de Neve e o Caçador:
Por Jeferson dos Santos
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, discuta, opine sobre o filme e a postagem de forma saudável.
Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.